Os professores Margarida Barbosa, Mônica Denise Godarth, José Ferreira e Tilyan Ernandez estão participando de um Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital e eles desenvolveram uma pesquisa que revelou o perfil da escola CEM Governador Ivo Silveira na Cultura Digital.
Retrato da Escola
CEM Governador Ivo
Silveira de Balneário Camboriú é uma escola de Ensino Fundamental com
aproximadamente 700 alunos e 72 funcionários. A escola dispõem de uma sala multifuncional equipada com um computador para atender aos
alunos com necessidades especiais e um especialista, uma sala de vídeo e DVD, um data show, um
projetor, uma máquina fotográfica,
aparelhos de som para usar em sala de aula, um Laboratório de Informática com
16 computadores com acesso a Internet e um orientador .
O Laboratório de Informática é compartilhado com as 32 turmas da escola
revelando que o uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) é bastante restrito nessa escola. Além desse fato, outro ocorrência negativa é que nem todos os professores utilizam o uso das TDICs para seu ensino-aprendizagem. Mas os professores que
usam o Laboratório de Informática levam seus alunos, na sua maioria alunos dos
anos finais, para a realização de pesquisas com a finalidade de buscar a informação e não significar a informação.
Para conhecermos um
pouco mais sobre nossos professores, alunos e pais em relação ao uso das TDICs,
aplicamos um questionário a fim revelar e ou esclarecer a afinidade da nossa comunidade para com esses aparatos
tecnológicos. Após analisarmos os dados
dos questionários aplicados junto aos alunos, constatamos que são raros os
estudantes que não possuem aparelhos digitais. O percentual de alunos que não
possuem algum tipo de aparelho digital é baixíssimo, inferior a 3%. Apesar
disso, estes alunos, de alguma maneira, tem acesso a estes recursos, seja por
intermédio de amigos, colegas ou parentes próximos. Ao analisarmos os tipos de
aparelhos digitais mais utilizados pelos alunos, o aparelho com maior
percentual de acesso é o telefone celular, com cerca de 86%. Seguido pelos
notebooks/netbooks com aproximadamente 66%. Computadores de mesa/ desktops com
quase 51% e tablets com acessibilidade girando em torno de 40%. Ao serem
questionados sobre o uso que fazem destes aparelhos, aproximadamente 80% os
utilizam para acessar redes sociais e enviar/receber mensagens. Pesquisas
diversas resultaram como terceiro maior objetivo com quase 55% seguido pelas
pesquisas de estudo com 49%. Outros usos e objetivos diversos caracterizaram
43% entre todos os usos por eles descritos. Enquanto quase 7% dos alunos
entrevistados desconhecem a existência de aparelhos digitais na escola Ivo
Silveira, mais de 93% dos alunos tem conhecimento de tais aparelhos e recursos
disponíveis.
No questionário
entregue aos pais, todos afirmaram possuir aparelhos digitais em casa. Quase
95% dos pais possuem celulares. 70% possuem computadores de mesa (desktops)
enquanto 41% possuem notebook/netbook. 21% dos pais afirmaram ter tablets. Fato
interessante foi que todos os pais acreditam ter os aparelhos digitais de sua
casa utilizados para fins de estudo. Dados que não corroboram com os resultados
obtidos junto aos alunos, os quais apenas 49% afirmam usá-los para tal
objetivo. Quando questionados se conheciam os aparelhos digitais que a escola
dispunha para o uso de seus filhos, exatamente 50,52% conheciam estes recursos
enquanto 49,48% sequer sabia da existência de tais recursos tecnológicos. Apesar
disso, todos os pais foram unanimes ao considerar os recursos tecnológicos de
extrema importância ao aprendizado de seus filhos.
A priori, todos os professores tem conhecimento das ferramentas
tecnológicas disponíveis em nossa escola. Porém, apenas 65% deles sentem-se a
vontade em usar estas ferramentas como instrumento de estudo em suas aulas. Muitos
professores acreditam no potencial das ferramentas tecnológicas, ainda que,
para isso, julgam necessário o bloqueio das redes sociais no âmbito escolar
para que os alunos não as acessem em horário de estudo nos laboratórios. Outro
quesito muito citado foi o de ter disponíveis softwares específicos em suas
áreas como, por exemplo, jogos e exercícios off-line,
haja vista a precariedade das conexões disponíveis atualmente. Equipamentos
atuais, laboratórios de informática dentro dos padrões mínimos para
funcionamento adequado e internet mais rápida, são fatores imprescindíveis para
uma melhor sensibilização dos alunos para o uso correto das ferramentas
digitais como instrumento de estudo em nossa escola, segundo os professores
entrevistados.
A escola já tinha concretizado sua participação em relação ao uso das TDICs com a criação de um
blog em 2011 embora tenha sido pouco divulgado e ou acessado. Há também um outro blog de autoria das professoras de Artes. Ainda assim, esse grupo criou um blog a fim de possibilitar uma maior integração entre a nossa comunidade escolar, isto é, os alunos, professores, pais e amigos.
Desenvolve-se na escola
também, um projeto na matéria de Inglês com os alunos dos quatro 9º anos, onde
os alunos estão sendo levados para o laboratório a fim de pesquisarem sobre
expressões idiomáticas, provérbios, gírias e linguagem de internet. Cada grupo
escolheu sobre um tema e eles estão desenvolvendo esse projeto em três momentos;
no primeiro momento eles estão pesquisando sobre o tema. No segundo momento,
eles farão a análise da pesquisa. No
terceiro momento, eles vão materializar e apresentar para o grupo a que eles
pertencem e depois postaremos no blog.
Na matéria de Ensino
Religioso, a professora está desenvolvendo um projeto sobre
“Templos Religiosos”. Nesse projeto, os alunos fizeram uma pesquisa usando as
TDICs e agora estão materializando seus trabalhos em forma de maquetes. Os professores de Português, Geografia, Ciências e História também estão reavaliando seus planejamentos a fim de aderirem à campanha em favor ao uso das TDICs.
Ao fazermos essa
escolha, acreditamos que esta ação aproximará os professores que estão um pouco desconfortáveis ao uso das
TDICs a colaborarem com esse
espaço digital fazendo-os darem seus
primeiros passos em relação ao uso das TDICs
e colaborando, ainda que de forma
discreta, com o relacionamento aluno x professor, aluno x conteúdo e escola x
TDICs propiciando assim um aprendizado mais dinâmico e moderno. Sabemos que
temos muitos desafios e obstáculos a serem vencidos, mas acreditamos que com a
persistência, o esforço e apoio de todos
poderemos reverter esse quadro de desconforto no que diz respeito ao uso das
TDICs em uma realidade mais humanizada
em nossa escola produzindo alunos mais satisfeitos e um aprendizado mais efetivo.
Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital
Professora: Marimar da Silva
Tutora: Flávia Althof
Cursistas: Margarida Barbosa, Mônica Godarth, José Ferreira e Tilyan Ernandez
Parabéns a equipe do CEM Governador Ivo Silveira pela iniciativa de construção do retrato da escola e da criação do blog. abraços
ResponderExcluirTutora Flávia
Obrigada Flavia !!!
Excluirparabens
ResponderExcluirMuito interessante o retrato da escola CEM Governador Ivo Silveira que vocês apresentam nesse blog, vejo que em muitas partes é semelhante ao da nossa escola EEB Adelaide Konder, o que mais me chamou atenção foi que assim como na nossa escola há receio por parte dos professores no uso das tecnologias em suas aulas, lembrando que estamos numa era digital que a cada dia novas ferramentas tecnológicas na área da educação aparecem e como educadores devemos estar sempre nos aprimorando e buscando através dessas ferramentas tornarem o ensino mais atraente, sabemos que não é uma tarefa fácil, mais com cursos de aperfeiçoamentos como esse de Especialização em Educação na Cultura Digital que estamos fazendo com certeza se torna mais fácil compreendermos a importância das tecnologias no ensino aprendizagem de hoje em dia e repassarmos aos nossos colegas esses conhecimentos.
ResponderExcluirOlá Waldyr!!! Obrigada por suas considerações e concordo quando você diz que temos que repassar esses novos conhecimentos aos nossos colegas. Na verdade, é assim que fortaleceremos nossa prática para a busca de um ensino mais atraente e moderno.
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