sábado, 11 de outubro de 2014

Construção do Retrato da Escola Cem Governador Ivo Silveira na Cultura Digital

Os professores Margarida Barbosa, Mônica Denise Godarth, José Ferreira e Tilyan Ernandez estão participando de um Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital e eles desenvolveram uma pesquisa que revelou o perfil da  escola CEM Governador Ivo Silveira na Cultura Digital. 

 Retrato da Escola
CEM Governador Ivo Silveira de Balneário Camboriú é uma escola de Ensino Fundamental com aproximadamente 700 alunos e 72 funcionários. A escola dispõem  de uma sala multifuncional  equipada com um computador para atender aos alunos com necessidades especiais e um especialista, uma sala de vídeo e DVD, um data show, um projetor,  uma máquina fotográfica, aparelhos de som para usar em sala de aula, um Laboratório de Informática com 16 computadores com acesso a Internet e um orientador .  O Laboratório de Informática é compartilhado com as 32 turmas da escola revelando que o uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) é bastante restrito nessa escola.  Além desse fato, outro ocorrência negativa é   que nem todos os professores utilizam  o uso das TDICs para seu ensino-aprendizagem. Mas os professores que usam o Laboratório de Informática levam seus alunos, na sua maioria alunos dos anos finais, para a realização de pesquisas com a finalidade de buscar a informação e não significar a informação.
Para conhecermos um pouco mais sobre nossos professores, alunos e pais em relação ao uso das TDICs, aplicamos um questionário a fim revelar e ou esclarecer a afinidade  da nossa comunidade para com esses aparatos tecnológicos.  Após analisarmos os dados dos questionários aplicados junto aos alunos, constatamos que são raros os estudantes que não possuem aparelhos digitais. O percentual de alunos que não possuem algum tipo de aparelho digital é baixíssimo, inferior a 3%. Apesar disso, estes alunos, de alguma maneira, tem acesso a estes recursos, seja por intermédio de amigos, colegas ou parentes próximos. Ao analisarmos os tipos de aparelhos digitais mais utilizados pelos alunos, o aparelho com maior percentual de acesso é o telefone celular, com cerca de 86%. Seguido pelos notebooks/netbooks com aproximadamente 66%. Computadores de mesa/ desktops com quase 51% e tablets com acessibilidade girando em torno de 40%. Ao serem questionados sobre o uso que fazem destes aparelhos, aproximadamente 80% os utilizam para acessar redes sociais e enviar/receber mensagens. Pesquisas diversas resultaram como terceiro maior objetivo com quase 55% seguido pelas pesquisas de estudo com 49%. Outros usos e objetivos diversos caracterizaram 43% entre todos os usos por eles descritos. Enquanto quase 7% dos alunos entrevistados desconhecem a existência de aparelhos digitais na escola Ivo Silveira, mais de 93% dos alunos tem conhecimento de tais aparelhos e recursos disponíveis.
No questionário entregue aos pais, todos afirmaram possuir aparelhos digitais em casa. Quase 95% dos pais possuem celulares. 70% possuem computadores de mesa (desktops) enquanto 41% possuem notebook/netbook. 21% dos pais afirmaram ter tablets. Fato interessante foi que todos os pais acreditam ter os aparelhos digitais de sua casa utilizados para fins de estudo. Dados que não corroboram com os resultados obtidos junto aos alunos, os quais apenas 49% afirmam usá-los para tal objetivo. Quando questionados se conheciam os aparelhos digitais que a escola dispunha para o uso de seus filhos, exatamente 50,52% conheciam estes recursos enquanto 49,48% sequer sabia da existência de tais recursos tecnológicos. Apesar disso, todos os pais foram unanimes ao considerar os recursos tecnológicos de extrema importância ao aprendizado de seus filhos.
A priori, todos os professores tem conhecimento das ferramentas tecnológicas disponíveis em nossa escola. Porém, apenas 65% deles sentem-se a vontade em usar estas ferramentas como instrumento de estudo em suas aulas. Muitos professores acreditam no potencial das ferramentas tecnológicas, ainda que, para isso, julgam necessário o bloqueio das redes sociais no âmbito escolar para que os alunos não as acessem em horário de estudo nos laboratórios. Outro quesito muito citado foi o de ter disponíveis softwares específicos em suas áreas como, por exemplo, jogos e exercícios off-line, haja vista a precariedade das conexões disponíveis atualmente. Equipamentos atuais, laboratórios de informática dentro dos padrões mínimos para funcionamento adequado e internet mais rápida, são fatores imprescindíveis para uma melhor sensibilização dos alunos para o uso correto das ferramentas digitais como instrumento de estudo em nossa escola, segundo os professores entrevistados.
A escola já tinha concretizado sua participação em relação ao uso das TDICs com a criação de um blog em 2011 embora tenha sido pouco divulgado e ou acessado. Há também um outro blog  de autoria das professoras de Artes.  Ainda assim, esse grupo criou um blog a fim de possibilitar uma maior integração entre a nossa comunidade escolar, isto é, os alunos, professores, pais e amigos.
Desenvolve-se na escola também, um projeto na matéria de Inglês com os alunos dos quatro 9º anos, onde os alunos estão sendo levados para o laboratório a fim de pesquisarem sobre expressões idiomáticas, provérbios, gírias e linguagem de internet. Cada grupo escolheu sobre um tema e eles estão desenvolvendo esse projeto em três momentos; no primeiro momento eles estão pesquisando sobre o tema. No segundo momento, eles farão a análise  da pesquisa. No terceiro momento, eles vão materializar e apresentar para o grupo a que eles pertencem e depois postaremos no blog.
Na matéria de Ensino Religioso, a professora está desenvolvendo um projeto sobre “Templos Religiosos”. Nesse projeto, os alunos fizeram uma pesquisa usando as TDICs  e agora estão materializando  seus trabalhos em forma de maquetes. Os professores de Português, Geografia, Ciências e História também estão reavaliando seus planejamentos a fim de aderirem à campanha em favor ao uso das TDICs.
Ao fazermos essa escolha, acreditamos que esta ação aproximará os professores que estão um pouco desconfortáveis ao uso das  TDICs  a colaborarem com esse espaço digital fazendo-os  darem seus primeiros passos em relação ao uso das TDICs  e  colaborando, ainda que de forma discreta, com o relacionamento aluno x professor, aluno x conteúdo e escola x TDICs propiciando assim um aprendizado mais dinâmico e moderno. Sabemos que temos muitos desafios e obstáculos a serem vencidos, mas acreditamos que com a persistência, o esforço  e apoio de todos poderemos reverter esse quadro de desconforto no que diz respeito ao uso das TDICs  em uma realidade mais humanizada em nossa escola produzindo alunos mais satisfeitos e  um aprendizado mais efetivo.


Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital
Professora: Marimar da Silva
Tutora: Flávia Althof
Cursistas: Margarida Barbosa, Mônica Godarth, José Ferreira e Tilyan Ernandez

5 comentários :

  1. Parabéns a equipe do CEM Governador Ivo Silveira pela iniciativa de construção do retrato da escola e da criação do blog. abraços
    Tutora Flávia

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  2. Muito interessante o retrato da escola CEM Governador Ivo Silveira que vocês apresentam nesse blog, vejo que em muitas partes é semelhante ao da nossa escola EEB Adelaide Konder, o que mais me chamou atenção foi que assim como na nossa escola há receio por parte dos professores no uso das tecnologias em suas aulas, lembrando que estamos numa era digital que a cada dia novas ferramentas tecnológicas na área da educação aparecem e como educadores devemos estar sempre nos aprimorando e buscando através dessas ferramentas tornarem o ensino mais atraente, sabemos que não é uma tarefa fácil, mais com cursos de aperfeiçoamentos como esse de Especialização em Educação na Cultura Digital que estamos fazendo com certeza se torna mais fácil compreendermos a importância das tecnologias no ensino aprendizagem de hoje em dia e repassarmos aos nossos colegas esses conhecimentos.

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    1. Olá Waldyr!!! Obrigada por suas considerações e concordo quando você diz que temos que repassar esses novos conhecimentos aos nossos colegas. Na verdade, é assim que fortaleceremos nossa prática para a busca de um ensino mais atraente e moderno.

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